//Conheça mais sobre a MICROPIGMENTAÇÃO

Conheça mais sobre a MICROPIGMENTAÇÃO

Ter as sobrancelhas micropigmentadas é uma libertação, seja para quem usa lápis, sombra ou henna, abandonar essa dependência e a preocupação com retoque o tempo todo não tem preço. Receber um elogio então, eleva nossa autoestima às alturas.
Apesar da transformação que proporciona, ainda existem muitas dúvidas, verdades e mitos sobre esse assunto e para você que quer conhecer melhor essa técnica, queremos esclarecer algumas delas.

O que é micropigmentação?

A micropigmentação é um procedimento estético também conhecido como maquiagem definitiva, sobrancelha definitiva entre outras denominações comerciais. Ela pode ser utilizada para corrigir imperfeições, valorizar o rosto e suas expressões faciais. Consiste em desenhar a sobrancelha através da implantação de pigmento na derme por meio de um aparelho elétrico chamado dermógrafo ou utilizando-se um indutor manual denominado tebori na técnica de microblading.

Onde Pode Ser Feita?

Existe uma variedade de locais em que a micropigmentação pode ser realizada. A maioria das pessoas utiliza essa técnica nas sobrancelhas para corrigir falhas, dar forma ou aumentar a expressividade do rosto. O procedimento também pode ser realizado nos olhos, lábios, mamilos e, inclusive, para correção estética de estrias, cicatrizes e manchas na pele.

Como é Feito o Procedimento?

No caso das sobrancelhas, inicialmente o profissional irá fazer uma marcação com lápis, para que a cliente tenha uma ideia do resultado final. Em seguida, é aplicada uma pomada anestésica no local de forma a reduzir o desconforto. Através de conjunto de agulhas em formato de lâmina, o pigmento é inserido na camada superficial da pele, vale ressaltar que todos os materiais utilizados são esterilizados ou descartáveis.

Visando um resultado mais natural para as sobrancelhas, a técnica fio a fio pode ser utilizada. Nessa técnica, cada fio é desenhado isoladamente, considerando a cor e o desenho natural da sobrancelha da cliente. Ela é ideal para preencher falhas e dar forma às sobrancelhas.

Outra técnica muito utilizada é o esfumado, em que o efeito final é parecido com o da maquiagem ao passar sombra. O esfumado dá mais volume e intensidade de cor nas sobrancelhas, podendo ser usados em sobrancelhas de médio volume.

É um Procedimento Definitivo ou Temporário?

Diferentemente da tatuagem ou das maquiagens definitivas de antigamente, a micropigmentação é temporária. A penetração do pigmento é feita numa camada mais superficial da pele, o que faz, após algum tempo, a coloração se perder. Além disso, muitos confundem com a henna, que é apenas uma tintura aplicada sobre pele, sem penetração com agulhas, o que deixa sua duração muito menor que da micropigmentação, em torno de 15 dias.
O procedimento tem duração média de 1 a 2 anos, podendo ser retocado após este tempo. Geralmente, pigmentos mais claros tendem a durar menos que os mais escuros.

Como Ficará a Cor?

Aproximadamente nos primeiros 30 dias após o procedimento, a cor resultante da micropigmentação é um pouco mais escura do que o resultado final, devido ao processo de cicatrização. Após esse período, a cor da sobrancelha irá clarear e permanecer no tom adequado à cor do pelo e da pele da cliente.

Qualquer um Pode Fazer a Micropigmentação?

Apesar de ser um procedimento muito simples e seguro, existem algumas restrições. É recomendado que pessoas que possuem algum tipo de alergia, sensibilidade maior ao pigmento ou a qualquer material utilizado durante a micropigmentação não a realizam.

Além disso, pessoas com tendência a formar quelóides (cicatrização exagerada na pele) ou que estão sob alguns tratamentos médicos devem ter maior cuidado. Nesses casos específicos, uma avaliação prévia e autorização por um médico podem ser necessárias.

Recuperação e Cuidados Após o Procedimento

O processo de cicatrização dura até 30 dias após o procedimento, apenas após esse tempo qualquer profissional poderá realizar outro procedimento na pele na região das sobrancelhas, é quando obtém-se o resultado final do trabalho.  O sucesso do procedimento depende do profissional e do cliente, que deve seguir as orientações e cuidados no período de cicatrização.

Na cicatrização, a pele começa a reagir como resposta de proteção. Em alguns casos, geralmente quando é a primeira vez que se faz o procedimento e pelo fato de cada pessoa reagir de maneira particular à cicatrização de ferimentos, a pele pode não absorver o pigmento totalmente expulsando-o como um mecanismo de proteção.  É quando se faz necessário o retoque após o período de cicatrização e o profissional pode reforçar os pontos onde o pigmento não fixou e contar com uma reação menos intensa do nosso organismo, absorvendo melhor o pigmento.

Sobre os cuidados pós procedimento, algumas dúvidas comuns são:

Devo ter cuidados especiais depois do procedimento?

Nos dias seguintes à aplicação da micropigmentação, utilize a pomada Trok N ou outra indicada pelo profissional que realizou o procedimento, está vai ajudar na cicatrização. Além disso, evite lavar o local após a sessão, bem como utilizar água quente ou se expor excessivamente à luz solar e não frequentar saunas e piscinas, não fazer limpeza de pele na região das sobrancelhas e não passar maquiagem.

Fiz a pigmentação e está com casquinhas. Posso remover?

Não. Após a micropigmentação a região pode ficar sensível e coçar, mas é preciso se controlar para evitar falhas na pigmentação. Uma das grandes dúvidas sobre a maquiagem definitiva é o aparecimento dessas casquinhas logo após o procedimento, mas estas fazem parte da cicatrização e não devem ser retiradas. Elas irão cair naturalmente.

Como fica o aspecto da sobrancelha após a micropigmentação?

Nos primeiros dias a cor ficará mais intensa. Todavia, em até 30 dias após a aplicação a cor perde a intensidade e semelhante à tatuagem, o excesso de pigmento na parte exterior da derme desaparece. Assim o aspecto fica natural e a tonalidade da sobrancelha se adéqua à cor desejada, em sintonia com a cor da pele.
A técnica fio a fio desenha individualmente, cada fio da sobrancelha. Pois seu objetivo é deixar a sobrancelha super realista, de modo que o fio desenhado se misture ao natural, sem ser percebido. Uma dúvida freqüente é se após a micropigmentação a sobrancelha ficará com aspecto natural ou com tonalidade forte.

Precisarei Refazer o Design de Sobrancelhas?

Os pelinhos vão continuar crescendo após a micropigmentação? Algumas pessoas pensam que nunca mais precisarão fazer o design de sobrancelhas, por acreditarem que na micropigmentação ocorre a raspagem dos pelos. Isso é um mito, uma vez que ao fazer o design, os excessos de pelos das sobrancelhas são apenas aparados nos locais permitidos para atingir o formato ideal e adequado ao rosto da pessoa. Em seguida, a micropigmentação é realizada de forma a preencher ou desenhar o contorno da sua sobrancelha em conjunto com seus pelos naturais.  Dessa forma, os pelos naturais continuarão crescendo e a pessoa precisará do design de sobrancelhas novamente.

Não se esqueça de sempre buscar um profissional qualificado, com boas referências. A micropigmentação feita por uma pessoa com conhecimentos e materiais adequados é a diferença para se obter um ótimo resultado final!  Apesar da micropigmentação não ser definitiva, ela dura em média um ano na pele e para removê-la antes desse tempo, é necessário recorrer a alguma técnica de remoção de micropigmentação que pode custar muito mais do que o valor de um profissional que entende a responsabilidade de estar com a sua auto-estima nas mãos.

 

Fonte:  Sobrancelha Desenhada

Por |2018-10-03T09:58:24+00:0024/11/2017|Micropigmentação|